Trump anuncia tarifa extra de 10% para países alinhados ao Brics

Mendes Rodrigues • 7 de julho de 2025

Presidente dos EUA promete taxar nações que adotarem "políticas antiamericanas" do bloco; Brics defende multilateralismo e critica medidas unilaterais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (6) que vai impor uma tarifa adicional de 10% a todos os países que, segundo ele, se alinharem às “políticas antiamericanas do Brics”. A declaração foi feita em sua rede Truth Social, sem especificar quais países serão afetados nem detalhar quais políticas motivaram a decisão. “Não haverá exceções a essa política”, afirmou.


A medida foi anunciada horas após o Brics divulgar a “Declaração do Rio de Janeiro”, em que defende o multilateralismo, o fortalecimento da ONU e o respeito ao direito internacional. O documento critica medidas unilaterais, como tarifas e barreiras comerciais, embora não mencione diretamente os EUA.


O Brics é formado por 11 países do Sul Global, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Brasil ocupa atualmente a presidência rotativa do grupo.



Em resposta à ameaça de Trump, China, Rússia e África do Sul repudiaram o uso de tarifas como instrumento de coerção. Moscou ressaltou que o Brics “não é dirigido contra terceiros”, enquanto Pequim declarou que “tarifas não servem a ninguém”.


Trump também informou que notificações formais com as novas tarifas começarão a ser enviadas a partir desta segunda-feira (7).


Por Mendes Rodrigues 13 de julho de 2025
Vitória Medeiros diz que família da cantora ficou com 50% do valor e que acordo não foi justo com demais vítimas
Por Mendes Rodrigues 13 de julho de 2025
Produto vindo do Piauí seria exportado pelo Ceará, mas clientes dos EUA suspenderam embarque por temor da nova tarifa de Trump