Lula responde indiretamente a Trump e rejeita "interferência" em defesa de Bolsonaro

Mendes Rodrigues • 7 de julho de 2025

Presidente reafirma soberania brasileira após Trump dizer que Bolsonaro é perseguido; “Ninguém está acima da lei”, declarou Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (7) que o Brasil não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja” e destacou que a defesa da democracia é um tema que cabe exclusivamente aos brasileiros. A declaração foi publicada em rede social, após o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmar que Jair Bolsonaro é vítima de perseguição política.


Sem mencionar Trump diretamente, Lula reforçou: “Somos um país soberano. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.


Durante a 17ª Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, Lula foi questionado sobre a declaração de Trump e respondeu de forma breve: “Que deem palpite na sua vida e não na nossa”.


Trump, por sua vez, publicou em sua rede Truth Social que o Brasil estaria cometendo “algo terrível” contra Bolsonaro, que atualmente é réu no STF e já foi declarado inelegível por oito anos por abuso de poder político.

Por Mendes Rodrigues 13 de julho de 2025
Vitória Medeiros diz que família da cantora ficou com 50% do valor e que acordo não foi justo com demais vítimas
Por Mendes Rodrigues 13 de julho de 2025
Produto vindo do Piauí seria exportado pelo Ceará, mas clientes dos EUA suspenderam embarque por temor da nova tarifa de Trump