Fortaleza inaugura primeiro centro municipal de hemodiálise na Santa Casa
Unidade é fruto de parceria entre governos municipal, estadual e federal e amplia atendimento gratuito pelo SUS

A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza passou a abrigar, neste sábado (31), o primeiro Centro de Hemodiálise municipal da capital. O equipamento é resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Ceará e o Governo Federal e representa um marco histórico para a saúde pública, ao garantir o serviço de forma gratuita e exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com investimento de R$ 1,5 milhão, a unidade já iniciou o funcionamento e tem capacidade para realizar cerca de 2 mil sessões por mês, atendendo até 20 pacientes simultaneamente. Atualmente, 103 pessoas já realizam o tratamento no local, que funciona em três turnos, das 6h30 da manhã até a noite.
Durante a inauguração, o governador Elmano de Freitas destacou a importância da união entre os entes públicos para fortalecer o SUS e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. O prefeito Evandro Leitão ressaltou que o novo centro amplia a autonomia do município e garante mais dignidade aos pacientes renais crônicos.
A unidade conta com equipe multiprofissional completa e atendimento integral, com acesso regulado pela Central de Regulação, 100% pelo SUS.


