Vereador Inspetor Alberto é condenado por caluniar ministro Camilo Santana
Parlamentar de Fortaleza recebeu pena de 1 ano e 6 meses em regime aberto após acusar, sem provas, o então senador em vídeo nas redes sociais. Decisão ainda cabe recurso.

O vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) foi condenado a 1 ano e 6 meses de prisão, em regime aberto, pelo crime de calúnia contra o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). A decisão é da 13ª Vara Criminal de Fortaleza e ainda cabe recurso.
A ação foi movida por Camilo após a publicação de um vídeo, em 2022, nas redes sociais do parlamentar. Nele, Alberto fazia acusações ao então senador, mencionando uma delação da JBS e afirmando: “Camilo Santana, eu ainda vou lhe ver preso e algemado”, enquanto segurava um par de algemas.
A defesa alegou liberdade de expressão, mas a juíza Sandra Helena Fortaleza de Lima entendeu que houve falsa imputação de crime, sem relação com o exercício do mandato, o que afasta a imunidade parlamentar. Além da prisão, Alberto também foi condenado ao pagamento de multa. Ele pode recorrer em liberdade.