Trump liga para Lula, discute Venezuela e convida presidente para visita a Washington
Em conversa de 50 minutos, líderes trataram de paz regional, Gaza, Conselho da Paz e ampliaram diálogo sobre economia e segurança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta segunda-feira (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a ligação, os dois discutiram a situação na Venezuela, defenderam a preservação da paz e da estabilidade na América do Sul e combinaram uma visita de Lula a Washington nos próximos meses.
Segundo o Planalto, Lula também sugeriu que os Estados Unidos assegurem um assento para a Palestina nas negociações sobre a Faixa de Gaza, caso avance a proposta do Conselho da Paz idealizado por Trump. O presidente brasileiro, no entanto, não confirmou a participação do Brasil no novo órgão e defendeu que a iniciativa tenha foco humanitário.
Na conversa, os líderes abordaram ainda temas econômicos, avaliaram positivamente o crescimento dos dois países e destacaram o bom momento da relação bilateral, que resultou na retirada de parte das tarifas sobre produtos brasileiros. Lula reforçou a defesa de uma reforma do Conselho de Segurança da ONU e manifestou interesse em ampliar parcerias nas áreas de combate à lavagem de dinheiro, tráfico de armas e crime organizado.


