Suprema Corte da Venezuela determina posse interina de Delcy Rodríguez
Vice-presidente assume após prisão de Maduro em operação militar dos EUA

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ordenou neste sábado (3) que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma, de forma interina, os poderes do presidente Nicolás Maduro, preso pelos Estados Unidos após uma operação militar em Caracas.
Na decisão, a Suprema Corte determinou que Rodríguez passe a exercer o cargo de presidente da República Bolivariana da Venezuela para garantir a continuidade administrativa do Estado e a defesa integral da Nação. O tribunal informou ainda que irá debater o marco jurídico aplicável diante da “ausência forçada” do chefe de Estado.
Logo após a captura de Maduro, Delcy Rodríguez convocou ministros e a população a resistirem a uma intervenção dos Estados Unidos. Em pronunciamento transmitido pela televisão pública, ela pediu calma, afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação” e classificou a prisão do presidente como um “sequestro” promovido pelos EUA, reforçando que Maduro continua sendo o único presidente do país.
O discurso foi feito em Caracas, ao lado do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, do ministro do Interior, Diosdado Cabello, e dos titulares das pastas das Relações Exteriores e da Defesa. A captura de Maduro ocorreu após ataques dos Estados Unidos a diversos pontos da capital venezuelana. Ele e a esposa foram levados a Nova York em um navio de guerra norte-americano.
A decisão do tribunal venezuelano ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que Washington pretende administrar a Venezuela de forma interina até uma transição de poder. Trump afirmou que um grupo ligado ao alto escalão de seu governo assumirá o controle do país, invocou a Doutrina Monroe e declarou que o domínio americano no Hemisfério Ocidental “não será mais questionado”.


