“Quem gosta de tristeza é o diabo”, diz padre cearense que virou fenômeno nas redes
Pároco de Uruburetama, padre Ránis Dias conquistou o país com bom humor, vídeos virais e decisões que aproximam fiéis da Igreja

O padre Ránis Dias, de 35 anos, pároco da Paróquia São João Batista, em Uruburetama, no interior do Ceará, ganhou projeção nacional após um vídeo espontâneo em que reage, com risadas, a um cântico da missa em ritmo semelhante a uma música da banda Calypso. O episódio, ocorrido em 2024, marcou o início de uma presença mais ativa e descontraída do sacerdote nas redes sociais.
Com frases bem-humoradas como “quem gosta de tristeza é o diabo”, inspirada em Ariano Suassuna, Ránis passou a usar a internet como ferramenta de evangelização, mostrando a rotina da paróquia, trechos de homilias e momentos simples do dia a dia. O tom leve ajudou a criar proximidade com seguidores de todo o Brasil e até do exterior.
Recentemente, outro vídeo do padre ganhou grande repercussão ao anunciar o fim da taxa para a celebração de casamentos na paróquia. Segundo ele, a decisão foi possível graças ao equilíbrio financeiro mantido com o apoio do dízimo e das ofertas, e tem como objetivo facilitar o acesso aos sacramentos, especialmente para famílias com dificuldades financeiras.
Natural de Granja (CE), Ránis foi ordenado sacerdote em 2021 e está há quase cinco anos à frente da paróquia de Uruburetama. Ele defende uma Igreja mais próxima, alegre e acolhedora, capaz de atrair fiéis que estavam afastados e dialogar com pessoas de outras religiões.


