“O agente secreto” empata recorde de “Cidade de Deus” e recebe quatro indicações ao Oscar
Filme de Kleber Mendonça Filho concorre a Melhor Filme, Filme Internacional, Ator e Direção de Elenco

O cinema brasileiro volta a ganhar destaque internacional com “O agente secreto”, que recebeu quatro indicações ao Oscar 2026 e igualou o recorde de “Cidade de Deus”, alcançado em 2004. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Direção de Elenco.
A cerimônia da 98ª edição do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e será apresentada novamente pelo comediante Conan O’Brien. As indicações reforçam o prestígio do filme, que já vinha sendo elogiado pela crítica internacional.
Na trama, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor que chega ao Recife em 1977 fugindo de ameaças em São Paulo e tentando reencontrar o filho. Ambientado durante a ditadura militar, o longa mistura suspense, drama familiar e crítica política, usando o carnaval e a paisagem urbana como pano de fundo para uma narrativa marcada por vigilância e paranoia.
No ano passado, o Brasil fez história ao conquistar sua primeira estatueta com “Ainda estou aqui”, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional, ampliando a expectativa em torno da nova presença brasileira na principal premiação do cinema mundial.


