Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e o convida para a COP30
Encontro tratou de fé, combate à fome e desigualdade social; pontífice prometeu enviar representante à conferência climática em Belém.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. O encontro abordou temas como fé, desigualdade social e combate à fome.
Lula destacou que parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te, elogiando a mensagem de união entre fé e compromisso com os mais pobres. O presidente também convidou o papa para participar da COP30, em novembro, em Belém. Por conta do Jubileu, o líder católico informou que não poderá comparecer, mas enviará um representante.
A comitiva brasileira contou com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, além da senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador Everton Veira.
Lula participa em Roma do Fórum Mundial da Alimentação 2025, evento da FAO, onde apresentará a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.