Janja rebate críticas por fala em jantar com Xi Jinping e defende regulamentação das redes sociais

Mendes Rodrigues • 20 de maio de 2025

Em evento sobre direitos humanos, primeira-dama afirma que não se calará diante de temas sensíveis e cobra regulamentação das plataformas digitais para proteger crianças e adolescentes.

A primeira-dama Janja da Silva se pronunciou nesta segunda-feira (19), em Brasília, sobre as críticas que recebeu após quebrar o protocolo durante um jantar oficial entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, na China. No evento, sem previsão de discursos, Janja pediu a palavra para criticar os algoritmos do TikTok e os impactos da rede na disseminação de conteúdo nocivo.


O gesto foi considerado constrangedor por diplomatas e presentes, mas, em discurso durante um evento do Ministério dos Direitos Humanos, Janja afirmou que não vai se calar diante de temas que considera urgentes.


"Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa", declarou, ao defender o combate à violência virtual contra crianças e adolescentes. Ela destacou que o uso das redes sociais pode representar riscos sérios, como aliciamento e acesso a conteúdos perigosos — e citou a morte de uma menina de 8 anos após participar de um desafio online.


Janja voltou a defender a regulamentação das plataformas digitais no Brasil e pediu união das mães para pressionar o Congresso Nacional. "A gente precisa que as mães se unam numa voz forte", disse, reforçando a importância da responsabilização das redes sociais.


Ao iniciar seu discurso, ironizou as críticas ao seu comportamento em Pequim: “Fico feliz que aqui o protocolo me permite falar”.

Por Mendes Rodrigues 23 de maio de 2025
Jovem de 25 anos perdeu o controle da moto e foi atingida por um ônibus enquanto se dirigia a um salão de beleza.
Por Mendes Rodrigues 22 de maio de 2025
Ampliação inclui hospitais públicos, privados e filantrópicos e reforça combate à espera por procedimentos