Israel e Hamas retomam negociações de paz no Egito sob pressão do presidente Trump

Mendes Rodrigues • 6 de outubro de 2025

Plano proposto por Donald Trump busca encerrar a guerra em Gaza e garantir a libertação dos reféns israelenses, mas desconfiança entre as partes ainda é grande.

Israel e Hamas retomaram nesta segunda-feira (6), no Cairo, capital do Egito, negociações indiretas mediadas pelos Estados Unidos, Egito e Catar. O objetivo é avançar em um plano de paz proposto pelo presidente americano, Donald Trump, que prevê o fim da guerra na Faixa de Gaza e a libertação de todos os reféns israelenses.


Israel aceitou integralmente a proposta, enquanto o Hamas concordou parcialmente, sinalizando apoio a três dos 20 pontos do acordo. Trump tem pressionado ambos os lados por uma solução rápida e afirmou que “90% do acordo está concluído”.



As conversas ocorrem na véspera do segundo aniversário do ataque do Hamas contra Israel, que iniciou o conflito em 2023 e já deixou mais de 67 mil mortos e 170 mil feridos, segundo dados reconhecidos pela ONU. A expectativa é de que as negociações no Egito possam marcar um avanço decisivo rumo ao cessar-fogo e à reconstrução de Gaza.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.