Israel e Hamas retomam negociações de paz no Egito sob pressão do presidente Trump
Plano proposto por Donald Trump busca encerrar a guerra em Gaza e garantir a libertação dos reféns israelenses, mas desconfiança entre as partes ainda é grande.

Israel e Hamas retomaram nesta segunda-feira (6), no Cairo, capital do Egito, negociações indiretas mediadas pelos Estados Unidos, Egito e Catar. O objetivo é avançar em um plano de paz proposto pelo presidente americano, Donald Trump, que prevê o fim da guerra na Faixa de Gaza e a libertação de todos os reféns israelenses.
Israel aceitou integralmente a proposta, enquanto o Hamas concordou parcialmente, sinalizando apoio a três dos 20 pontos do acordo. Trump tem pressionado ambos os lados por uma solução rápida e afirmou que “90% do acordo está concluído”.
As conversas ocorrem na véspera do segundo aniversário do ataque do Hamas contra Israel, que iniciou o conflito em 2023 e já deixou mais de 67 mil mortos e 170 mil feridos, segundo dados reconhecidos pela ONU. A expectativa é de que as negociações no Egito possam marcar um avanço decisivo rumo ao cessar-fogo e à reconstrução de Gaza.