Donald Trump diz que prisão de Jair Bolsonaro “é uma pena”
Presidente dos Estados Unidos reagiu após ser informado da detenção preventiva do ex-presidente brasileiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “uma pena” a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, detido pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22). A declaração foi feita em frente à Casa Branca, quando Trump foi informado por jornalistas sobre a decisão.
Surpreso, o presidente americano perguntou se a notícia era verdadeira e, após a confirmação, limitou-se a afirmar que lamentava o ocorrido. Bolsonaro é considerado um aliado de Donald Trump, e a condenação do brasileiro por tentativa de golpe de estado — 27 anos de prisão determinados pelo Supremo Tribunal Federal — já havia sido citada pelo líder americano em agosto, quando justificou a imposição de tarifa de 50% a alguns produtos brasileiros.
Na quinta-feira (21), após negociações entre os dois governos, os Estados Unidos retiraram a tarifa extra de 40% aplicada a itens como carnes, café, açaí, coco e castanhas. Na semana passada, Trump também havia anunciado redução de tarifas para cerca de 200 produtos alimentícios, medida que beneficiou parcialmente o Brasil.


