Corpo de cearense assassinada em Portugal deve chegar ao Brasil nesta sexta
Traslado de Lucinete Freitas será custeado pelo Governo do Ceará após mais de dois meses de espera da família
O corpo da babá cearense Lucinete Freitas, assassinada em Portugal no dia 5 de dezembro, deve ser repatriado nesta sexta-feira (13), segundo informou o viúvo, Teodoro Júnior. A chegada ocorre mais de dois meses após o crime.
Lucinete, natural de Aracoiaba, morava há sete meses em Amadora, na região metropolitana de Lisboa, onde trabalhava como babá. Ela foi dada como desaparecida e teve o corpo encontrado 13 dias depois em um matagal. A principal suspeita do crime é a ex-patroa, uma brasileira de 43 anos, que foi presa e indicou às autoridades o local onde a vítima estava.
As despesas com o traslado e o velório serão custeadas pelo Governo do Ceará, por determinação do governador Elmano de Freitas. Antes disso, a família havia solicitado apoio ao Governo Federal, alegando que o caso se enquadrava em lei aprovada em 2025 para repatriação de brasileiros mortos no exterior. No entanto, segundo o viúvo, a União informou que a norma ainda não está sendo aplicada por falta de previsão orçamentária.
Diante do caso e de outras ocorrências envolvendo cearenses no exterior, Elmano anunciou o envio à Assembleia Legislativa de projeto que cria o Programa Estadual de Apoio Humanitário ao Traslado e ao Sepultamento Digno de Cearenses vitimados fora do país.


