Ceará se torna maior polo calçadista do Brasil e inicia construção do Porto Seco de Quixeramobim

Mendes Rodrigues • 8 de julho de 2025

Estado supera Minas e Rio Grande do Sul, amplia polo no Sertão Central e se prepara para competir com China, Vietnã e Laos na exportação de calçados

O Ceará acaba de atingir um marco duplo no desenvolvimento regional: tornou-se o maior polo calçadista do país e iniciou a construção do Porto Seco de Quixeramobim, no Sertão Central. O Complexo Logístico Multimodal será estratégico para atrair novos investimentos, facilitar o escoamento da produção e gerar mais de 1.300 empregos diretos e indiretos para os cearenses.


A nova estrutura vai integrar a Ferrovia Transnordestina ao Porto do Pecém, agilizando o transporte de grãos e impulsionando a bacia leiteira da região. A medida deve reduzir o custo do frete para exportações, especialmente de calçados, e aumentar a competitividade do Ceará no mercado internacional.


“O nosso concorrente não é Pernambuco nem São Paulo. Nosso concorrente é a China, é o Vietnã, é o Laos. E o chinês que se prepare, porque trabalhar mais que o nordestino, ele não trabalha não”, afirmou o governador Elmano de Freitas durante o anúncio.


Segundo ele, a superação da pobreza no estado depende de educação, emprego e oportunidade: “Nada é mais importante para o Ceará do que tirar nosso povo da extrema pobreza. E isso não se faz só com cargos públicos. É com infraestrutura, qualificação e atração de investimentos para a indústria, o comércio, os serviços e a agricultura familiar”.


A construção do Porto Seco marca uma virada na logística do Ceará, consolidando o estado como potência produtiva e exportadora — com coragem, trabalho e perseverança.


Por Mendes Rodrigues 13 de julho de 2025
Vitória Medeiros diz que família da cantora ficou com 50% do valor e que acordo não foi justo com demais vítimas
Por Mendes Rodrigues 13 de julho de 2025
Produto vindo do Piauí seria exportado pelo Ceará, mas clientes dos EUA suspenderam embarque por temor da nova tarifa de Trump