Brasil precisa da sensibilidade de Janja e o Ceará se inspira na liderança social de Lia de Freitas
Primeiras-damas têm ampliado o protagonismo feminino na construção de políticas públicas voltadas à proteção social, combate à fome e defesa dos direitos das mulheres

O encontro entre a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, em Fortaleza simboliza mais do que uma agenda institucional. Representa a união de duas mulheres que transformaram seus espaços de atuação em instrumentos de promoção da cidadania, inclusão social e defesa das populações mais vulneráveis.
À frente da coordenação do Pacto Brasil Contra o Feminicídio, Janja tem se destacado nacionalmente na luta pelos direitos das mulheres, no combate à violência de gênero e na articulação de políticas públicas voltadas à igualdade e à proteção social. Sua atuação também alcança áreas como cultura, segurança alimentar e enfrentamento das desigualdades, reforçando o protagonismo feminino nos espaços de decisão.
No Ceará, Lia de Freitas consolidou-se como uma das principais referências na área social ao liderar o programa Ceará Sem Fome, iniciativa que já ultrapassou a marca de 70 milhões de refeições distribuídas à população em situação de vulnerabilidade. Sob sua coordenação, o programa se tornou um exemplo nacional de combate à fome, promovendo dignidade, inclusão e autonomia para milhares de famílias cearenses.
Em tempos de tantos desafios sociais, o Brasil precisa da sensibilidade, do diálogo e do compromisso de Janja. E o Ceará encontra em Lia de Freitas uma liderança que mostra, diariamente, que cuidar das pessoas continua sendo a política pública mais transformadora.


